A importância dos 1000 dias da criança.
- Gabriela Souza

- 18 de mai. de 2022
- 1 min de leitura

Não haverá fase mais importante para o desenvolvimento físico e mental do que os primeiros mil dias de vida, pois é, MIL dias! O período que soma os 270 dias da gestação aos 730 dias até que o bebê complete dois anos de idade. Nesse período, acontece o maior estirão de crescimento do ser humano. Além disso, esses são os anos fundamentais para o desenvolvimento dos sistemas nervoso e imunológico.
O fato da contagem dos primeiros 1000 dias começar na gravidez é exatamente porque a gestação impacta na saúde física e emocional do bebê.
Só para se ter uma ideia, metade do crescimento do cérebro ocorre até o segundo ano de vida. Apesar do bebê já nascer com o cérebro desenvolvido nos pontos sensoriais, como o tato, a audição e o olfato, é nesse período que o órgão passa pelas maiores modificações cognitivas. A Unicef mostra que, nos primeiros mil dias, as células cerebrais podem fazer até mil novas conexões a cada segundo – uma velocidade única na vida.
Essas conexões contribuem para o funcionamento do cérebro e para a aprendizagem das crianças. 🤩
Este período de 1000 dias é uma janela de oportunidades para estimulações e intervenções que trarão benefícios para o resto da vida.

Comentários