Desenvolvimento psicossocial 0 a 3 anos
- Gabriela Souza

- 19 de jun. de 2022
- 1 min de leitura

De 0 até os 3 meses: os bebês demonstram curiosidade em relação ao mundo e interesse em relação ao que se encontra ao seu redor. O chamado sorriso social, aparecerá entre 1 mês e meio e 3 meses. Esses sorrisos indicam um amadurecimento no sistema nervoso do bebê, que agora já não apresenta os sorrisos por reflexo e que há uma intenção social envolvida.
De 3 a 6 meses: os bebês já conseguem antecipar algo que vai acontecer e apresentarem frustração quando o que eles desejam não acontece. Os sorrisos tendem a aparecer com frequência.
De 6 a 9 meses: Comecem os jogos sociais, onde os bebês emitem sons para obterem respostas dos pais, irmão e cuidadores. Podem agarrar outros bebês com o intuito de saber qual resposta eles emitirão. Já expressam alegria, raiva, medo e surpresa.
De 9 a 12 meses: A preocupação dos bebês é voltada para os seus principais cuidadores, podem apresentar medo de pessoas estranhas e se retraíram em situações novas. Em média com 1 ano a comunicação das suas emoções ficam mais claras, notamos variações de humor.
Dos 12 aos 18 meses: Podem explorar um ambiente novo com segurança na presença das principais figuras de apego. Quando dominam o ambiente, são mais confiantes.
De 18 a 36: Podem ficar ansiosas ao se separarem dos seus principais cuidadores. Elaboram suas limitações na fantasia, nas brincadeiras e identificando-se com os adultos.
Fonte adaptada: Sroufe, 1979.
Você sabia desses marcos?

Comentários